Sites recomendados para aprender Esperanto

Desde a Torre de Babel, uma das grandes angústias humanas é a impossibilidade de comunicação. Para tentar resolver isso, foi inventado o esperanto, uma língua internacional planejada para servir de meio de comunicação entre duas pessoas que falam idiomas diferentes. Seu alfabeto é fonético – uma letra corresponde a um som – e vale para o mundo inteiro.

O inventor dessa língua foi Lázaro Luiz Zamenhof, que nasceu em uma pequena cidade da Polônia, na época em poder dos russos, chamada Bialystok, em 1859. Na cidade, eram comuns as picuinhas entre vários grupos que viviam ali: poloneses, lituanos, judeus e alemães detestavam-se. Desde criança, ele tinha a ideia de criar uma língua que acelerasse o entendimento entre os vizinhos.

Em 26 de julho de 1887, com o auxílio financeiro de seu futuro sogro, Zamenhof lança o esperanto para o mundo. Publica um livro em russo com o alfabeto, 16 regras gramaticais, alguns textos e um vocabulário básico. Quase 20 anos depois, em 1905, ocorre na França o primeiro congresso mundial da língua, o que se repetiria anualmente até a I Guerra.

Em países como a Alemanha, Polônia, Rússia, China e Japão, o esperanto é perseguido na década de 30 – a família de Zamenhof, falecido em 1917, é dizimada na Polônia. Com o fim da II Guerra, a Unesco reconhece o valor da língua para a cultura mundial.

Aprender o Esperanto causa um efeito pedagógico facilitador, pois aumenta a rapidez de aprendizado de outro idioma em pelo menos 20%

Sites recomendados

Dicionários e Tradutores

La Simpla Vortaro
Definições em Esperanto das palavras em Esperanto

Vortaro
Definições e significados de palavras em Esperando, com exemplos. Requer registo (gratuito).

Reta Vortaro
Palavras agrupadas por tema, por exemplo, Belarto (Belas-artes).

Cursos online

Duolingo
No Duolingo você terá acesso a uma maneira popular de aprender Esperanto “on-line”. Aprenda Esperanto praticando apenas 5 minutos por dia.

Um portal multilíngue cujo objetivo é ajudar os internautas a informar-se e aprender a língua internacional Esperanto de uma maneira fácil e gratuita.

Kurso
O Kurso de Esperanto é um programa multimídia gratuito para aprendizado do Esperanto. O curso está disponível para várias plataformas.

Portal Kunlaboro
Lições básicas de Esperanto elaboradas pela equipe do Portal Kunlaboro para falantes de língua portuguesa. Consiste em uma Gramática, um Vocabulário e uma seção de Exercícios com palavras-cruzadas específicas para cada lição.

Memrise
Dezenas de mini-cursos

Embaixada do Esperanto
Página da Embaixada do Esperanto de Pouso Alegre onde existem várias opções de cursos.

Diversos

Google
O maior buscador do mundo, em Esperanto

Vikipedio
A versão em Esperanto da maior enciclopédia online

Associações

UEA
Associação Universal de Esperanto

Esperanto Brasil
Site que reúne informações e notícias sobre o Esperanto no Brasil

Esperanto.org
Liga Brasileira de Esperanto

Esperanto.net
Centro de informações sobre o Esperanto em 36 línguas diferentes. Reúne informações, notícias, dicas e uma lista de organizações esperantistas ao redor do mundo.

Do site HR Idiomas

Deixe um comentário